Região - A Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo (SSP) promove, desde o início de maio, a Operação Sufoco em cidades da região, e outras localidades do Estado. Até a última segunda-feira, de acordo com a Pasta, 6,1 mil veículos foram vistoriados. em todo o Estado, a ação da Polícia Militar (PM), Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana (GCM) apreendeu 197 automóveis e motocicletas e localizou mais de 40 veículos roubados e/ou furtados.

Em Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba, somente na sexta-feira passada, foram vistoriados 194 veículos, sendo 105 em Mogi e 89 em Itaquá, além de 184 pessoas abordadas, 89 e 95 respectivamente. Também na sexta-feira, uma ação do 2º Distrito Policial de Suzano apreendeu mais de 60 mil porções de drogas em um imóvel na Cidade Tiradentes, bairro da zona leste de São Paulo. Entre as drogas recolhidas, estão cocaína, maconha, skank, crack, ecstasy e haxixe, que foram encaminhadas à perícia.

A Pasta informou que até o início desta semana, mais de 5,3 toneladas de drogas foram apreendidas, e foram recolhidos revólveres, armas de fogo falsas, cápsulas, mais de 380 celulares e 155 carcaças de celulares, cartões bancários e máquinas de cartão, veículos de alto valor, itens de informática, alta quantia em dinheiro nacional e estrangeiro, entre outros itens. Dez procurados pela Justiça e outras 47 pessoas foram detidos, além da apreensão de quatro adolescentes.

A Operação Sufoco, segundo a SSP, tem como objetivo ampliar a sensação de segurança da população e combater todos os tipos de delitos, incluindo os crimes contra o patrimônio, com policiamento em pontos estratégicos de maior circulação de pessoas e veículos em todo o Estado. No início da ação, no dia 4 de maio, foi anunciado um aumento na quantidade de policiais nas ruas da capital, dobrando o efetivo operacional por meio de atividades extras.

A ação seguirá pelo restante do mês e ainda não tem data prevista para encerramento. A Pasta informou que no Alto Tietê, estão mobilizados mais de 44 policiais civis, 13 policiais militares, quatro guardas civis metropolitanos e 26 viaturas.

*Texto supervisionado pelo editor.