O governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-SP), confirmou para junho o início das obras para a recuperação da avenida Joaquim Pereira de Carvalho, conhecida como estrada da Volta Fria, em Mogi das Cruzes. A confirmação veio depois de declarações do governador Rodrigo Garcia (PSDB) sobre um possível novo edital para a estrada no final de semana.
O governador de São Paulo, em visita à cidade de Itaquaquecetuba, declarou que será feito um novo edital para a estrada da Volta Fria, afirmando que surgiram "desafios" no projeto executivo da obra de 11,5 km de extensão que está incluída na Fase 5 do programa Novas Estradas Vicinais.
A via que liga as cidades de Mogi e Suzano terá investimento de R$ 42 milhões, e teve seu início anunciado para abril. O cronograma de obras para a rodovia é de mais de um ano para a conclusão dos trabalhos de recuperação do asfalto, sinalização de placas e faixas, sistemas de drenagem e outras ações para a segurança dos usuários.
Segundo o DER-SP, as obras para a recuperação do asfalto na rodovia terão início em junho, com as adequações no projeto executivo envolvendo a construção de uma nova ponte, em substituição à estrutura de madeira existente.
A Assessoria de Imprensa do departamento detalhou que a construção da nova ponte depende da atualização do atual projeto executivo da obra, que está em sua fase final e deve estar pronto a partir de junho - quando terá início o processo licitatório para a construção da ponte.
Quatro meses
Nas estimativas do governo do Estado, o processo licitatório pode levar no mínimo quatro meses, caso não haja entraves burocráticos sobre o processo. Caso o certame ocorra sem contratempos, a data para o início da construção está sendo estipulada para o início de 2023.
O anúncio do edital da estrada da Volta Fria foi feito em setembro de 2021, em evento no Palácio dos Bandeirantes - sede do governo do Estado. O edital 285/2021-CO incluiu também as estradas dos Neves e Furuyama, em Suzano.