Mogi - A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana deu início ontem às obras de recapeamento asfáltico da avenida Fernando Costa. Os trabalhos estão começando por serviços de manutenção civil em guias, sarjetas e sarjetões, que geram menor impacto no trânsito e, por isso, são realizados no período diurno, porém fora do horário de pico, mais especificamente das 9 às 16 horas. A previsão é que as obras como um todo sejam concluídas no final de junho.

Os serviços de maior impacto, como fresagem (remoção da atual capa asfáltica), implantação da nova capa, hidrojateamento da via e implantação de sinalização horizontal e vertical, serão realizados sempre no período noturno, com o intuito de minimizar transtornos no trânsito. Esses serviços acontecerão das 20 às 5 horas e vão requerer interdições, porém, a princípio, apenas no período noturno, em que a circulação de veículos é bem menor na via, que tem grande circulação ao longo do dia.

O recapeamento asfáltico é realizado em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana e também em parceria com o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), para que haja sinergia e maior durabilidade aos trabalhos.

As obras na avenida fazem parte do programa de recapeamento, que contemplou no último ano 40 vias públicas da cidade, numa extensão de pouco mais de 30 mil metros. O programa como um todo compreende quase 35 mil metros lineares de vias e uma área total de 313,5 mil metros quadrados.

Interdição

A avenida Fernando Costa terá interdição hoje ano sentido Bairro-Centro, para o início dos trabalhos de fresagem, no período noturno, entre as 20 e as 5 horas. A remoção do asfalto antigo começará pela conhecida como "curva do Mizuta" e a interdição estará devidamente sinalizada. A opção para os motoristas dentro desse período será utilizar a rua Gaspar Conqueiro e avenida Japão.

Nos dias subseqüentes, com o avanço dos trabalhos e também com o início da aplicação da massa asfáltica, outros trechos terão de ser interditados, a princípio apenas no período noturno.