Mogi - Moradores do Conjunto Toyama, em Mogi das Cruzes, protestaram na noite de anteontem por mais segurança no bairro. De acordo com os manifestantes, o local tem sido alvo de constantes roubos e furtos. A comunidade se reuniu por volta das 19 horas, e com cartazes, reivindicaram mais proteção para a população. O movimento contou com o apoio de viaturas da Polícia Militar (PM).
Em nota a PM informou que o comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), o tenente-coronel Manoel Ferreira Neto, esclareceu que o policiamento ostensivo no bairro é realizado por unidades de serviço da 1ª Companhia do Batalhão. O patrulhamento é realizado nos locais e horários de maior incidência criminal de acordo com a estatística dos Boletim de Ocorrência (B.O.) registrados. A Polícia Militar informou que já houve uma operação para identificar área abandonas, onde invasores foram qualificados, e não medirá esforços para evitar eventuais fatalidades.
A PM informou ainda que, além das orientações sobre a importância do registro do B.O, as informações colhidas são compartilhadas com a Polícia Civil afim de identificar os criminosos e responsabilizá-los. Além dos periódicos patrulhamentos, a região, segundo a PM, será inserida no Programa Vizinhança Solidária, pois de acordo com recentes análises criminais desse tipo de delito no Alto Tietê, provavelmente há o envolvimento de usuários de entorpecentes que furtam para adquirir drogas.
Para potencializar os trabalhos preventivos e repressivos das Forças Policiais do Estado, a PM solicita ainda, que havendo informações que possam auxiliar as instituições, que denúncias sejam feitas por meio dos telefones 190 e 181.