Mogi - A Secretaria Municipal de Segurança realizou, na semana passada, o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático, voltado para profissionais de segurança e que reuniu uma turma de 40 alunos, formada por guardas municipais, policiais civis, militares e penais. O curso foi ministrado, na última quinta e sexta-feira, com aulas teóricas e simulações práticas, no Estádio Municipal Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e é considerado uma formação avançada de atendimento e encaminhamento de vítimas.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha, o curso é de alto nível e sua realização em Mogi das Cruzes faz parte do processo contínuo de integração das forças de segurança. "Nós trabalhamos com o objetivo de proporcionar uma formação cada vez melhor a esses profissionais, que se reflete na melhoria de segurança pública como um todo", comenta.

O Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático é uma assistência de trauma prestada a feridos que apresentam quadros graves, como, por exemplo, hemorragias, fraturas ou ferimentos de arma de fogo ou armas brancas, principalmente em ocorrências que envolvam agentes de segurança, mas também cidadãos. O primeiro atendimento é fundamental, incluindo informar a situação em detalhes as condições dos feridos.

O professor da qualificação foi o policial civil Thiago Gouveia, que trabalha na Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) de São Bernardo do Campo e ministra cursos de APH em vários municípios.