A EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê anunciou os projetos contemplados na Chamada Pública de Eficiência Energética, para incentivar a conservação e uso racional da energia elétrica. Serão investidos mais R$ 4,5 milhões em cinco projetos, entre eles duas ações de troca de luminárias de iluminação pública comuns por LED nas cidades de Poá e Mogi das Cruzes, ao todo serão 1.775 novas lâmpadas.
As iniciativas selecionadas pela Chamada Pública de Eficiência Energética da EDP devem proporcionar ao todo uma redução do consumo de energia das instituições beneficiadas em cerca de 3.550 megawatts-hora (MWh/ano), o equivalente ao consumo médio anual de aproximadamente 1.500 famílias.
De acordo com a concessionária, a iniciativa beneficiará a população local, já que a tecnologia LED proporciona mais conforto visual e nitidez nas vias, consequentemente, contribuindo para a segurança pública, além de auxiliar na diminuição do consumo de energia e redução dos custos de manutenção pelos municípios. O novo modelo gera menor impacto ambiental por não conter mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição. Além de Mogi e Poá, também haverá troca da iluminação em Pindamonhangaba.
Outros dois projetos serão implantados nas instalações do Centro Espírita Nosso Lar Casas Andre Luiz, em Guarulhos, que oferece atendimento especializado e gratuito às pessoas com deficiências e, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (CTA), responsável por planejar, gerenciar, realizar e controlar as atividades relacionadas com a ciência, tecnologia e inovação, no âmbito da Força Aérea Brasileira, localizado em São José dos Campos. As instituições terão a substituição de lâmpadas comuns por LED e troca de aparelhos de ar condicionado, visando maior eficiência energética.
A realização dos projetos de eficiência energética, segundo a EDP, reafirma o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - plano de ação global definido pelas Nações Unidas (ONU) para alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030, e que está incorporado à agenda estratégica da companhia para crescer gerando impactos positivos junto à sociedade e ao meio ambiente.