Suzano - Em entrevista ao Grupo Mogi News/Dat, o presidente da Câmara Municipal de Suzano, Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, fez um balanço das ações do Legislativo em 2022, destacou os desafios enfrentados no período pós-pandemia do coronavírus (Covid-19) e as expectativas para o segundo semestre e o período eleitoral. Leandrinho está em seu segundo mandato como presidente da Câmara. Sua primeira gestão foi em 2018, quando sucedeu José Izaqueu Rangel.

O vereador avalia que a primeira passagem pela presidência da Câmara proveu a experiência necessária para o gerenciamento dos assuntos administrativos e das necessidades dos 19 integrantes da Casa. Ele acredita que o trabalho em conjunto é fundamental para a discussão e votação de projetos, além de questões administrativas que abrangem todos os parlamentares, como o pedido do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) para redução de gastos e de equipes de gabinete de quatro para três integrantes.

Sobre a relação entre a Câmara e a Prefeitura, comandada por Rodrigo Ashiuchi (PL), Leandrinho reforçou que o trabalho conjunto para a aprovação de pautas e projetos tem sido fundamental para o avanço de pautas de interesse público, como a Parceria Público-Privada (PPP) para o gerenciamento de lixo. "Foi um processo bastante discutido dentro e fora da Câmara, e o Legislativo ajudou a aprimorar o projeto. Hoje não há nenhum plano para cobrança do lixo junto aos moradores. O mandato do prefeito é reconhecido hoje pelo trabalho em conjunto com todos os poderes, em vista do bem da população", afirmou.

Entre as próximas pautas do Legislativo, Leandrinho cita as discussões e votações da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), que deverá receber emendas por parte dos vereadores. "Há duas semanas também tivemos como destaque a abertura de um crédito de R$ 40 milhões com a Caixa Econômica para investimentos em infraestrutura. O crédito foi com condições melhores que os oferecidos pela agência Desenvolve SP, aprovado há 30 dias, mas que a Prefeitura optou por não formalizar", explicou.

Sobre a redução dos quadros de funcionários dos gabinetes, Leandrinho reforçou que a recomendação do TCE-SP, feita em 2021, também abrange outras cidades. "Tivemos uma conversa extensa com todos os vereadores, onde foram explicadas as circunstâncias, e obviamente houve protestos. Temos uma cidade de mais de 300 mil habitantes, com mais de 200 km² e mais de 200 bairros. Para que os vereadores possam atender aos anseios de quem representa, eles precisam de mão de obra", afirmou.

Eleições 2022

Nas eleições deste ano, o presidente da Câmara pretende manter o apoio aos deputados André do Prado (estadual) e Márcio Alvino (federal), defendendo que a dupla mostrou compromisso com a cidade e a região. Para Leandrinho, o principal tema para todos os candidatos deve ser os investimentos na Saúde.