Região - Após dois anos de hiato, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) lançou na última quinta-feira, em parceria com o Ministério Público do Estado, o concurso musical "Vozes pela Igualdade de Gênero". O tema deste ano é "Nossa voz também é nossa vacina!", e visa refletir sobre o impacto da pandemia da Covid-19 sobre a sociedade a partir das desigualdades de gênero, classe, renda, e outras desigualdades sociais acentuadas na crise global.

A abertura aconteceu presencialmente na Escola Estadual Winston Churchill, em Sertãozinho, cidade na qual mora Luísa Apolinário, ex-aluna da EE Ferrucio Chiaratti e vencedora da última edição. Durante o evento também foram homenageados com medalhas e troféus as equipes que ficaram em segundo e terceiro lugar.

Podem participar alunos e alunas das escolas estaduais matriculados no ensino médio ou nos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), individualmente ou em grupos de até cinco pessoas. As letras precisam ser inéditas, em qualquer estilo musical, e composta em língua portuguesa.

Já as escolas deverão formar uma comissão multidisciplinar que será responsável pela avaliação e seleção de até cinco músicas. A unidade deverá organizar uma votação para escolher a melhor canção, que será encaminhada à Diretoria de Ensino correspondente.

Na segunda fase, haverá a escolha da Diretoria de Ensino, que faz a avaliação e seleção das músicas recebidas das escolas. As dez melhores composições serão eleitas pela comissão julgadora, com representantes do Ministério Público, da Seduc-SP e da área musical.