Santa Isabel - Em comemoração ao Dia Nacional dos Expedicionários, a prefeitura de Santa Isabel realizou na última quinta-feira diversas ações em homenagem aos cinco soldados isabelenses que lutaram na Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Segunda Guerra Mundial.

Na tradicional Praça do Expedicionário, localizada em frente à Delegacia de Polícia da cidade, foi plantada uma muda de árvore para representar a luta do soldado Avelino José Benedito. O espaço já conta com mais quatro árvores, em homenagem ao major Francisco José Mineiro, sargento Juvenal Ferreira, soldado Ernesto Rodrigues da Cunha e soldado José Alves de Queluz. Também foi feita uma palestra sobre a contribuição dos soldados do município para a guerra, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Escola Técnica de Santa Isabel (Etec).

A iniciativa do projeto Nossa Terra, em parceria com o Centro de Memória Francisco Sanches Baptista, Chico Fotógrafo, tem o objetivo de preservar e valorizar a história da cidade, além de reconhecer as pessoas que contribuíram para formação da identidade isabelense.

A palestra foi dividida em três partes, abordando a importância da preservação da memória e a atuação dos expedicionários de Santa Isabel na guerra. O professor Francisco Mineiro, neto do Major Francisco José Mineiro, também participou do evento, contando relatos de seu avô.

Os cinco soldados isabelenses aportaram em Nápoles e foram recebidos pelas autoridades americanas, depois fizeram treinamento para combate. Eles enfrentaram oito meses de batalha.