As inscrições para os cursos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) se encerram hoje, devendo ser feitas por meio do site www.vestibular.univesp.br, até às 23h59. O custo da inscrição é de R$ 45. No Alto Tietê a instituição oferece 1.400 vagas, divididas entre os polos dos municípios de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá, Mogi das Cruzes, Santa Isabel, Salesópolis e Suzano. No Estado são mais de 30 mil vagas em 347 municípios.
Na região, as cidades com maior número de vagas são Itaquá, Mogi e Suzano, cada uma com 100 vagas em cada eixo, totalizando 300 vagas por polo. Em seguida aparece Ferraz com 70 vagas por eixo, somando 210 vagas totais; Poá com 120 vagas totais, 40 por eixo. Já os polos de Arujá e Santa Isabel têm 30 e 20 vagas por eixo, totalizando 90 e 60 vagas totais. Salesópolis e Guararema possuem 10 vagas por eixo, totalizando ao todo 30 vagas por polo.
De acordo com dados da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), responsável pelo processo seletivo da Univesp, até a sexta-feira passada, Mogi das Cruzes era a cidade com o maior número de candidatos com inscrições efetivadas (pagas) com 459 interessados. Suzano aparecia em segundo lugar, com 451 candidatos; seguida por Ferraz de Vasconcelos com 377, Itaquaquecetuba com 310; e Poá com 130 concorrentes. Arujá já possuía 72 candidatos, Guararema 57, Santa Isabel 51 e Salesópolis 32.
Entre os cursos oferecidos pela Univesp estão o de Pedagogia, Letras e Matemática, pertencentes ao Eixo de Licenciatura; os de Ciências de Dados, Tecnologia da Informação e Engenharia da Computação, Eixo de Computação; e os de Engenharia de Produção, Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais, Eixo de Negócios e Produção.
Para efetivação da inscrição é necessário que o candidato cumpra todas as etapas, respondendo o questionário socioeconômico, indicando o CPF e dados pessoais. Para participar, não há limite de idade, apenas é necessário ter concluído o ensino médio ou que o término aconteça até o período da matrícula. Também será possível fornecer os números de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2019, 2020 e 2021 para que os resultados sejam considerados na prova objetiva e integrados à nota final do candidato.
A prova ocorrerá no dia 22 de maio, às 13 horas, sendo que os locais oficiais para realização serão divulgados no dia 13 de maio. O teste conta com parte objetiva e redação. O início das aulas está previsto para o mês de agosto.