Suzano- A Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem ações de cuidado e orientação a respeito de casos de anemia falciforme nos bairros Vila Amorim e Jardim Suzanópolis. Os processos direcionados aos moradores da região foram acompanhados pela diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, que promoveu as palestras nas unidades junto aos profissionais dos locais designados.
As testagens foram realizadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Onésia Benedita Miguel, do Jardim Suzanópolis, e na Unidade de Saúde da Família (USF) Vereador Marsal Lopes Rosa, na Vila Amorim. Nos períodos manhã e tarde, os profissionais da Saúde conduziram o processo de coleta de sangue para identificação de glóbulos falciformes no sangue dos pacientes, sendo parte da conscientização acerca da doença.
As unidades também tiveram palestras ministradas pelos servidores acerca da doença falciforme, indicando o modo de adquirir a condição, formas para tratar o quadro anêmico e identificar o nível de risco à saúde, que pode variar entre leve, moderado e grave, desde a presença do traço falciforme sem manifestação na corrente sanguínea até sintomas, como feridas na pele, fadiga acentuada e bloqueio do fluxo de oxigênio do sangue.
Segundo a diretora de Atenção à Saúde, o acompanhamento direto aos municípios pode garantir um diagnóstico mais rápido da condição. "Antes de tudo, buscamos ressaltar que a anemia falciforme não é algo transmissível como um vírus ou bactéria, mas, sim, por via hereditária, diretamente no desenvolvimento do feto. Um simples exame de sangue pode comprovar a presença ou não do traço anêmico e, a partir desse ponto, oferecemos essa assistência para identificar a gravidade dos casos", informou