Mais de 4,5 mil poaenses já foram imunizados contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, segundo os dados divulgados pelo Departamento de vigilância em Saúde, na última quarta-feira. Com base nos números, em apenas uma semana a Campanha de Vacinação contra a Gripe conseguiu aumentar o número de vacinados no município em 76%.

O diretor do Departamento, Leonardo Barbosa Garcia, destacou que até o último dia 7 de abril, cerca de 2,5 mil poaenses já haviam recebido a aplicação da vacina contra a gripe e, sete dias depois, este índice subiu para 4.569 munícipes imunizados. “A campanha ainda está na sua primeira etapa e, neste primeiro momento, a ação tem como público-alvo os trabalhadores da saúde e os idosos com idade a partir de 60 anos. A segunda etapa está prevista para ter início no próximo dia 2 de maio, abrangendo crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, além de gestantes e puérperas”, disse.

A campanha de Vacinação deste ano, conforme a Secretaria Estadual de Saúde, pode realizar a imunização simultânea contra a gripe e contra a Covid-19, sem a necessidade de aguardar um intervalo entre as doses. Neste caso, existe apenas a recomendação de que seja feita a aplicação em lugares diferentes do corpo, como no braço esquerdo e no direito.

Até o momento, a campanha de vacinação que já imunizou 486 trabalhadores da saúde e 4.083 idosos com mais de 60 anos, segue em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta-feira, sendo elas: UBS Dr. Murilo Mendes Soares (Vila Júlia), UBS Vila Jaú, UBS Jardim Emília (Jd. Pinheiro), UBS José Pereta (Vila Pereta), UBS Santa Helena – (Jd. Santa Helena) e UBS Filomena Rosiela Guido (Jd. Débora), das 9 às 15 horas, e UBS Tito Fuga (Calmon Viana), UBS Dr. Cypriano Oswaldo Mônaco (Jd. Nova Poá), UBS Ver. Wellington Lopes (Jd. América), UBS Edvaldo Lupettis (Cidade Kemel) e UBS Nelson Pozzani Filho (Vila Varela), das 9 às 18 horas.

 

A partir do dia 2 de maio serão imunizadas também crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas. No dia 9 de maio, começa a vacinação para povos indígenas, professores e pessoas com deficiência e comorbidades. A partir do dia 16 de maio, será a vez de  caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.