O musical “Paixão de Cristo”, apresentado na última sexta-feira, em Biritiba Mirim, teve público de 5.500 pessoas no Centro Pastoral, segundo a organização do evento. De acordo com Júlio César da Silva, diretor geral da peça e ator, a apresentação contou com muitos espectadores. “Muita gente nova, gente de outras cidades da região, muitos assistindo e participando”, contou sobre o público no dia do evento.

Para apresentar o musical de uma hora e meia de duração, uma equipe de aproximadamente 200 pessoas trabalhou por dois meses. “Não sabíamos se realmente iria acontecer pelo motivo da pandemia”, contou Silva, relatando que devido à pandemia de coronavírus (Covid-19) o evento foi cancelado em 2020 e 2021. A decisão de realizar o musical este ano veio após uma reunião entre os padres da Paróquia São Benedito e a prefeitura, relatou o diretor da peça.

Em comparação com anos pré-pandemia, a equipe responsável pela “Paixão de Cristo” este ano foi reduzida, já que em outros anos a peça chegou a contar com o trabalho de 350 pessoas, engajadas na produção, elenco, iluminação e outros setores. Silva considera que a redução gerou vantagens e desvantagens. “A redução de envolvidos foi mais fácil de administrar, mas ao mesmo tempo sentimos falta das pessoas”, enfatizou.

Sobre a experiência de participar de um projeto dessa magnitude dirigindo e interpretando o personagem de Jesus, Silva conta que o musical cumpre sua função como peça e ferramenta de evangelização em um momento de pandemia. Trazendo “esperança nesse momento difícil” e em que “muitas pessoas se afastaram da igreja e de suas crenças”.

 

Momento na peça após a crucificação de Jesus
Momento na peça após a crucificação de Jesus - Vanderlei Gomes / Vany Aguiar / Reprodução

 

A organização da apresentação já planeja o próximo evento, em 2023. Destacando que entre os objetivos do musical está a renovação dos cenários e a criação de um novo roteiro que possa acrescentar mais personagens e milagres bíblicos.