Região - O levantamento mensal do sistema Infosiga, do governo do Estado de São Paulo, apontou que, no mês de fevereiro, os óbitos no trânsito aumentaram 30% no Alto Tietê na comparação com janeiro.

O levantamento é feito mensalmente, com base nos registros de acidentes das prefeituras e relatórios de acidentes automotivos por hospitais. No total, foram 13 vítimas fatais no segundo mês do ano, contra dez em janeiro.

Quatro cidades não tiveram casos fatais em fevereiro, período em que ocorreu o feriado prolongado de Carnaval: Biritiba Mirim, Guararema, Poá e Santa Isabel.

A cidade com mais mortes em fevereiro foi Itaquaquecetuba, com quatro casos - levando em consideração que a cidade é cortada pela rodovia Ayrton Senna (SP-70) e pelo Rodoanel Mario Covas (SP-21). Em segundo lugar está Mogi das Cruzes, com três vítimas, também com a Ayrton Senna em seu território. Arujá e Ferraz de Vasconcelos tiveram dois casos cada, e Salesópolis e Suzano tiveram uma vítima fatal cada.

Na projeção, levando em conta o mês de janeiro, três cidades tiveram aumento no número de vítimas fatais: Itaquá (de um para quatro), Ferraz (de um para dois) e Suzano (de nenhuma morte para um caso). Arujá apresentou redução, de três mortes em janeiro para duas em fevereiro. Biritiba, Salesópolis, Guararema e Poá ainda não tiveram óbitos.

O levantamento do Infosiga, além de manter o monitoramento da letalidade do trânsito nos 645 municípios do Estado, também auxilia os municípios a elaborar políticas públicas e obras para reduzir o potencial de acidentes no meio urbano e rural.