Região - A vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos, e meninos de 11 a 14 anos está abaixo da meta em cidades da região. A imunização é feita em duas doses com intervalo de aplicação de seis meses. Enquanto o Plano Nacional de Imunização (PNI) estipula que 80% ou mais dessa faixa etária esteja vacinada, em cidades, como Ferraz de Vasconcelos, por exemplo, apenas 34% dessa população foi imunizada no ano passado, totalizando 3.641 doses aplicadas. Em janeiro e fevereiro desse ano, a cidade aplicou 555 doses. A vacinação é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Em Arujá, o resultado também foi abaixo do esperado, com apenas 48% das meninas e meninos vacinados em 2021, totalizando 2.052 doses aplicadas. Os arujaenses podem se vacinar de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas nas UBSs e no Centro de Especialidade Médicas.
Já Suzano tem um público total de 22.217 adolescentes para aplicação da vacina, e até o momento apenas 385 estão com o sistema vacinal contra o HPV completo. Em todo ano passado, o número foi de 2.669 adolescentes imunizados. A vacinação contra o HPV acontece nas UBSs, de segunda a sexta-feira. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde disse que avalia a possibilidade de promover a vacinação em um sábado por mês.
Mogi das Cruzes explicou, por meio da Secretaria Municipal de Transparência e Comunicação Social, que os números podem oscilar, uma vez que os já vacinados com duas doses em um ano, não serão vacinados nos anos posteriores. Em janeiro foram aplicadas 801 doses, e em fevereiro 359. Já em 2021, foram aplicadas 8.961 doses.
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, além de disponibilizar a vacina nas UBSs, também realiza a busca ativa da população alvo e planeja novas ações. Entre fevereiro e março deste ano, foram vacinadas 667 pessoas. No ano anterior, foram aplicadas 6.130 vacinas.
Guararema planeja uma campanha para ampliar o número de vacinados, além da vacinação em pontos estratégicos. As vacinas estão disponíveis nas UBSs de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 15h30. As unidades de saúde também realizam a busca ativa por telefone. Entre janeiro e fevereiro foram aplicadas 94 doses. Já em 2021, foram 737 doses aplicadas.
Importância
De acordo com a médica Maria Cristina Perin, diretora de Vigilância em Saúde em Suzano, a vacinação contra o HPV reduz a incidência de câncer nas mulheres que tiveram contato com o papilomavírus humano. No Brasil existem duas vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), explicou a médica, elas são a quadrivalente composta pelos vírus 6, 11, 16 e 18, que é a oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS), e a bivalente composta dos vírus 16 e 18.
A médica enfatizou a importância de seguir o cronograma do Ministério da Saúde para os adolescentes, e que a vacina não é capaz de impedir que infecções já presentes causem lesão na mucosa.