Mogi - O Festival de Outono Akimatsuri encerrou no último domingo com sucesso de público - 50% acima do que o esperado pelo Bunkyo, organizador do evento. Foram dois finais de semana com muitas atividades culturais, lazer e entretenimento, imersão nos costumes japoneses, gastronomia e oportunidades para negócios. Quase 120 mil pessoas visitaram o festival.

"Recebemos muitos visitantes para almoçarem e jantarem, então, nesses horários o evento está sempre mais cheio", explicou Frank Tuda, presidente do Bunkyo. A procura pelos foi tão grande que foram necessárias quatro toneladas de macarrão.

Outra novidade gastronômica foi o espetinho de wagyu, uma carne nobre, típica japonesa, que no varejo pode ser encontrada por até R$ 1 mil o quilo. "Na festa, muitos tiveram a oportunidade de degustar essa carne, que não é acessível para a maioria", enfatizou.

As atrações de palco e as atividades culturais também chamaram atenção, principalmente de quem foi pela primeira vez ao festival. "A cultura e os costumes japoneses são ricos em detalhes, tem sempre uma boa história por trás, cerimônias e folclore que encantam a todos nós", destacou Haroldo Onoda, coordenador cultural do Akimatsuri.

O pavilhão agrícola também foi um dos pontos de grande movimentação dos que foram conferir e comprar os produtos hortifrutigranjeiros da região, comercializados a preço de produtor. "Foi satisfatório para os agricultores que participaram da exposição porque 2021 foi um ano difícil para muitos. A alta dos insumos e as geadas prejudicaram as atividades, principalmente os pequenos e médios produtores", relembrou o presidente do Bunkyo.