A Polícia Civil solicitou o apoio da Guarda Ambiental de Itaquaquecetuba após o cumprimento de um mandado de segurança em que foram encontradas 48 serpentes em uma residência, alvo da operação, no bairro Vila São Judas Tadeu.
Por conta da expertise da Guarda Ambiental, a equipe foi solicitada para dar apoio até que as serpentes fossem transportadas ao Instituto Butantan. "O local era mantido como um cativeiro sofisticado, servindo ao tráfico de animais", contou o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira.
De acordo com os agentes que participaram do resgate, as cobras estavam em bom estado e também havia uma aranha da espécie tarântula no local. A chegada ao Instituto Butantan foi marcada pelo atendimento feito por um biólogo e veterinários que identificaram as árvores genealógicas, período de alimentação, incubação, nascimento, peso e a evolução das cobras.
De acordo com o prefeito Eduardo Boigues, a comercialização dos animais foi avaliada em mais de R$ 1 milhão". A Guarda Ambiental pode ser acionada pelo 153.