Região - Os casos de dengue têm aumentado em cidades da região. Entre os seis municípios questionados pela reportagem, três apresentaram aumento de casos entre o primeiro trimestre de 2021 e o mesmo período de 2022, um manteve a média, embora com uma alta significativa em março, e apenas dois apresentaram queda. O total de casos confirmados em Mogi das Cruzes, Santa Isabel, Guararema, Itaquaquecetuba, Suzano e Ferraz de Vasconcelos, apurados pela reportagem, aumentou em 37,5% em comparação ao mesmo período do ano passado, subindo de 32, em 2021, para 44, em 2022. A cidade com maior percentual de aumento é Suzano.

No primeiro trimestre de 2021, Suzano registrou apenas dois casos, e no mesmo período deste ano, foram 13, sendo 11 deles somente no mês de março. A Prefeitura salientou que o trabalho de combate à dengue ocorre constantemente ao longo do ano, priorizando visitas a locais de risco e imóveis especiais, como ferros-velhos, borracharias, oficinas e depósitos de reciclagem. Há também ações de bloqueio de criadouros, conforme as notificações de confirmação.

Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos também tiveram aumento significativo de 350% e 100% respectivamente. Mogi registrou dois casos em 2021, e nove neste ano, enquanto Ferraz teve quatro casos em 2021, e oito no primeiro trimestre deste ano.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes ressaltou que possui o Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses, que mantém ações permanentes de combate ao Aedes Aegypti. Segundo a administração municipal, as equipes realizam diversos procedimentos como ações educativas, vistorias em imóveis, Avaliação de Densidade Larvária (ADL), tratamentos perifocais e nebulizações e autuações. A Prefeitura de Ferraz confirmou que também realiza a ADL, além de visitar os locais suspeitos de proliferação do mosquito.

Itaquá permaneceu com a mesma quantidade de casos no período, foram 13 nos períodos de 2021 e deste ano. Houve, porém, um aumento de 66% no comparativo entre os registros de março. No ano passado foram quatro casos em janeiro, três em fevereiro e seis em março, já neste ano foram três em fevereiro e dez no último mês do trimestre. A prefeitura comunicou que a investigação de focos da dengue nas residências do município, bloqueio e orientação para prevenção estão sendo feitos.

Em Santa Isabel e Guararema, por outro lado, os casos diminuíram. Santa Isabel houve dois casos no primeiro trimestre de 2021 e um neste ano, enquanto Guararema foram nove casos no período passado e nenhum neste ano. A Prefeitura de Santa Isabel informou que realiza ações de atendimento à denúncias e as visita a locais que apresentem riscos de criadouros seguem normalmente.

A Prefeitura de Guararema reiterou que as ações de combate à dengue são realizadas de forma ininterrupta, efetuando ADL, visitas a pontos estratégicos, visitas à imóveis especiais, nebulização em casos confirmados, controle de criadouro ao redor dos casos suspeitos e ação educativa através da mídia.

*Texto supervisionado pelo editor.