Suzano - A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, iniciou nesta semana a capacitação de profissionais da Pasta sobre os cuidados com a rede de frio, no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré. O evento ocorreu das 8h30 às 15 horas e contou com a participação de 41 enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os servidores dos 24 postos da cidade foram divididos em três grupos, sendo que os dois próximos receberão as instruções nos dias 20 e 27.
A realização da capacitação coube à coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Regislaine Gonçalves, e à enfermeira responsável pelo programa de imunização no município, Bruna Tieme Haraki. Elas trataram a respeito dos cuidados e dos procedimentos a se tomar com medicamentos e doses de vacinas, desde o armazenamento até a aplicação ou indicação nas unidades de saúde. Alguns dos principais tópicos foram o manuseio e a temperatura ideal de conservação dos insumos, processos de deslocamento e manipulação geral de imunobiológicos.
Durante o encontro, realizado na última segunda-feira (14/03), as representantes da Vigilância Epidemiológica apresentaram exemplos de atuação ideal nas circunstâncias de atendimento aos munícipes e de cuidados com os produtos farmacêuticos dentro e fora da sala de imunização. Em seguida, abriram espaço para perguntas dos participantes e troca de experiências de funcionários recém-contratados que não faziam parte das equipes na última instrução, realizada em 2021.
Para Regislaine, o saldo da primeira reunião foi positivo. "Essas formações acontecem com o objetivo prioritário de atender melhor a população, garantindo mais velocidade e conforto no momento da imunização. Temos alguns profissionais que não passaram por essa capacitação em 2021, por isso estamos reforçando essas instruções", contou.