A Prefeitura de Suzano iniciou o cronograma de ações relacionadas à tuberculose nos postos da cidade, nesta semana. Inspirada no "Dia Mundial de Combate à Tuberculose", dia 24 de março, a Secretaria Municipal de Saúde realizará um período de intensificação de testagens gratuitas, acompanhamento especializado, palestras e distribuição de materiais informativos. As consultas poderão ser feitas nos postos de segunda a quinta-feira até 31 de março.
As 24 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) farão a busca de sintomas respiratórios da doença por meio da oferta do exame de baciloscopia de escarro, que consiste na análise da amostra de saliva dos pacientes.
Em 2020, o município alcançou 84% de êxito no tratamento de pacientes com a doença, sendo reconhecido oficialmente pelo Fórum Estadual da Tuberculose, registrando apenas 95 casos durante o ano inteiro.
No dia 24, todas as unidades de Suzano terão ações especiais voltadas para prevenção e conscientização acerca de casos clínicos da doença. Na Unidade de Saúde da Família do Jardim Revista, por exemplo, os profissionais percorrerão as ruas do bairro a partir das 9 horas oferecendo testes e exames, enquanto os do posto do Jardim Suzanópolis visitarão as residências das proximidades ofertando consultas rápidas e distribuindo panfletos.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Pedro Ishi, "as ações durante o mês serão de livre demanda para garantir acesso a todos os moradores, a cidade viveu meses intensos no combate ao coronavírus (Covid-19) e, graças ao empenho dos profissionais, será possível direcionar o mês de março para essa ação".
A tuberculose é uma doença pulmonar causada pela bactéria Bacilo de Koch, que pode atingir ossos, rins e meninges (membranas de proteção que envolvem o cérebro). A transmissão se dá através de vias aéreas, da fala, tosse e espirro, por exemplo. Os principais sintomas da doença são tosse crônica, fraqueza, perda de peso, febre e calafrios. O tratamento dura cerca de seis meses e, em caso de suspeita, recomenda-se que o indivíduo procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.