A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda, causada por vírus, que pode infectar adultos e crianças, e nos casos mais graves, ocasionar a paralisia nos membros inferiores. A única forma de prevenção é por meio da vacinação e em Santa Isabel, as equipes estão intensificando o trabalho para atingir a meta de 95% de cobertura vacinal.

A doença está em processo de erradicação, e no Brasil não há novos registros de casos desde 1990, ou seja, há mais de 30 anos. No entanto, foram notificados em dezembro de 2021, cinco novos casos de poliovírus selvagem no Afeganistão e Paquistão.

Um dos maiores causadores da proliferação do vírus é o fluxo de movimentação de pessoas que chegam de viagens internacionais. Segundo o Centro de Vigilância do Estado de São Paulo, a recomendação é conferir a carteira de vacinação e atualizá-la antes de viajar, caso algumas vacinas estejam em atraso.

O Calendário Estadual de Vacinação define que o esquema vacinal é composto por três doses da vacina inativa poliomielite (VIP), aos 2, 4 e 6 meses de idade, e 2 doses de reforços, com vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

Para receber as doses, é necessário ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência, com os documentos essenciais como Cartão do SUS e carteira de vacinação.

A meta do município é atingir a cobertura de 95%, mas é necessário que a população compareça. A vacina está disponível nas unidades, eleve seu filho para vacinar.