Uma jovem de 22 anos foi vítima de feminicídio na madrugada de ontem, no bairro Jardim Santa Cecília, em Ferraz de Vasconcelos. O autor do crime teria sido o namorado de 18 anos. Segundo o Boletim de Ocorrência (B.O.), familiares do suspeito flagraram o momento em que o homem golpeava a mulher com uma faca. O suspeito conseguiu fugir. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Ferraz.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) o caso é investigado por meio de Inquérito Policial pelo DP central do município. O delegado solicitou a prisão do autor e aguarda o retorno da Justiça.

Um levantamento feito pelo Mogi News/Dat com base nos dados da SSP aponta que, entre 2020 e 2021, houve sete casos de feminicídio no Alto Tietê. Porém, apenas neste ano, duas tentativas já foram registradas em Suzano, e uma morte ocorreu em Itaquaquecetuba. No país, em média, uma mulher foi vítima de feminicídio a cada 7 horas no ano passado, de acordo com o relatório Violência contra Mulheres do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O estudo ainda apontou que, na pandemia, o isolamento social devido à pandemia de Covid-19 influenciou no aumento das mortes, o que evidencia o crescimento da violência contra a mulher.

Em 2020, primeiro ano da pandemia, foram registrados cinco casos de feminicídio na região, sendo dois deles em Mogi das Cruzes, um em Suzano, outro em Ferraz de Vasconcelos e um também em Poá. No ano passado, os dados apresentaram queda, com um caso em Arujá e um em Itaquá. Os dados são do sistema de Registro Digital de Ocorrências (R.D.O.), ferramenta da SSP. Em janeiro deste ano, houve uma morte também em Itaquá.