Suzano - A EDP, concessionária de energia do Alto Tietê, deu início a terceira fase de cadastramento de famílias de Suzano na Tarifa Social de Energia Elétrica. O benefício do governo federal garante desconto de até 65% na conta de energia para famílias de baixa renda. De acordo com a EDP, mais de dois mil clientes serão visitados e poderão ser beneficiados com o desconto na conta de luz. Até o fim de abril, serão visitados os bairros Miguel Brada e Cidade Boa Vista.

As visitas que serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas e aos sábados, das 8 horas às 13 horas, seguem os protocolos sanitários vigentes de combate à Covid-19. Agentes técnicos de motocicleta, devidamente identificados, estão orientando e cadastrando famílias mapeadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

A Tarifa Social é um desconto na conta de luz, que varia de acordo com o consumo de energia, podendo chegar em até 65% de desconto sobre a faixa de consumo mensal dos clientes residenciais classificados como de baixa renda. Na região, são três cidades com o maior número de cadastrados na tarifa: Mogi das Cruzes (15.924), Itaquaquecetuba (12.678) e Suzano (11.613).

O benefício é aplicado somente a uma unidade consumidora por família e aumenta dependendo da faixa de consumo (kWh/mês), sendo calculado de modo acumulativo. O desconto de 65% é para a faixa de consumo de até 30 kWh/mês; de 40% é de 31 a 100 kWh/mês, e o de 10% é referente ao consumo de 101 a 220 kWh/mês. Não há desconto para quem consome acima de 220 kWh/mês.

O cadastramento automático dos clientes com perfil a receber a Tarifa Social é desenvolvido através do cruzamento de dados do MDS com a busca ativa para ampliar a base de beneficiários com comunicações junto às comunidades.