A força e a dedicação das comerciantes mogianas foram celebradas pelo Conselho Empresarial Feminino (Consef) da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) hoje, Dia Internacional da Mulher, durante evento realizado na sede da entidade. Atualmente, 52% dos negócios do Alto Tietê têm mulheres à frente ou como sócias.
A ação, que homenageou a contribuição das empreendedoras e das mulheres que trabalham no comércio mogiano, contou com a participação de empresárias de vários segmentos. Durante o evento, foram distribuídos brindes e as participantes puderam levar como lembrança fotos instantâneas.
A superintendente do Consef, Celu Campolino, ressaltou a importância das mulheres para o fortalecimento do comércio de Mogi. "O Consef apoia as mulheres empresárias, que são guerreiras. Esse evento é importante para incentivar o empreendedorismo feminino e a autoestima das nossas empresárias", acrescentou.
Para a presidente da ACMC, Fádua Sleiman, o 8 de março reforça a importância do trabalho das mogianas. "A Associação Comercial de Mogi foi a primeira a implantar o Consef e se tornou inspiração para a criação de outros conselhos em São Paulo e no Brasil. Queremos fortalecer e estimular a criação de negócios comandados por mulheres", acrescentou.
O evento contou com a participação ainda, da gerente do Escritório Regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Gilvanda Figueirôa. "Uma empresa que tem a gestão feminina faz a diferença e está servindo de exemplo para os negócios que contam com gestão masculina, pois a mulher por natureza cuida mais do todo ao mesmo tempo. Qualquer pesquisa mostra a diferença que as mulheres estão fazendo em nosso país", afirmou.
A empreendedora Eliane Maria Oliveira Silva, de 46 anos, foi uma das convidadas do evento. "Comecei a empreender na área de moda íntima há um ano, agora sinto que o empreendedorismo faz parte do meu coração. Ser mulher é superar desafios", disse. A homenagem do Consef teve a presença ainda, da vereadora Malu Fernandes e da coordenadora do Procon de Mogi, Fabiana Bava, além de diretores da ACMC e convidados.