Poá- A Cia.Teatro Roda Mundo, de Poá-SP, lança a partir de hoje, o projeto VidAruana, o novo espetáculo da companhia teatral, que traz como tema a questão dos povos e comunidades tradicionais. Hoje, às 16 horas, haverá uma roda de conversa online sobre o assunto, no Espaço Cultural Opereta. O evento é gratuito e será transmitido pela página oficial do Roda Mundo no Facebook.
A roda de conversa "Ancestralidade, Cultura, Demarcação e Direitos Sociais dos Povos Indígenas" tem o objetivo de contribuir para ser mais uma voz levantada em favor dos povos tradicionais e emprestar a arte teatral para alcançar esses objetivos e os direitos previstos, inclusive, no âmbito internacional quando em 2007 foi aprovada, pela Organização das Nações Unidades (ONU), a Declaração sobre Direitos dos Povos Indígenas.
Participam deste bate-papo Dirce Jorge - Kujã (pajé) da cultura kaingang na Terra Indígena Vanuíre. Dirce é gestora e curadora do Museu Worikg Sol Nascente (Arco Íris/SP) e artesã. Além dela, integram o evento, Susilene Kaingang, assistente de pajé na Terra Indígena Vanuíre, gestora e curadora do museu, artesã e integrante do grupo de dança kaingang, Budga Deroby Nhambiquara, professor de Arte na rede estadual e municipal de Guarulhos, Marcos Aguiar, assessor em Cultura Indígena, Hélio Rosa de Miranda - Professor de Língua Portuguesa e Literatura e Assessor Literário e gestor da Biblioteca Comunitária Opereta, Sarah Key, MC, artista visual, pesquisadora e brincante das culturas regionais e Claudio Domingos Fernandes, professor de Filosofia e escritor.