A região conta com cinco projetos de combate à pobreza menstrual com a distribuição de absorventes. No Alto Tietê, ações são realizadas em Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Guararema. O trabalho é feito a partir dos Fundos Sociais. 

Em Mogi, o programa Tia Chica é uma campanha permanente de arrecadação de absorventes, que são doados para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A entrega é feita para instituições, associações de bairro e lideranças cadastradas no Fundo Social. 

A campanha "Todas por Elas", em Suzano, no início de março, arrecadou absorventes íntimos para mulheres em situação de vulnerabilidade e destinou 500 pacotes à Secretaria de Educação para distribuição em 25 escolas da rede municipal de ensino.

A distribuição em Ferraz é feita por meio do projeto "Absorvendo Amor", e em Poá, a Pasta que desenvolve a iniciativa é a Secretaria Municipal da Mulher, por meio da campanha permanente Dona Chica, que atende também escolas municipais e estaduais.

Já Guararema promove a campanha "Fluxo do Bem" que arrecada absorventes íntimos, e também para coletores menstruais. Além de arrecadar os itens, o objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a realidade de mulheres que, por questões socioeconômicas, não têm acesso aos itens de higiene feminina. Em Arujá, há distribuição de absorventes mas não por meio de uma ação específica. (I.L.)

Leia também: 

Programa Dignidade Íntima atenderá 73 mil estudantes