Região - As prefeituras do Alto Tietê começam os preparativos para a nova etapa da campanha de vacinação contra o coronavírus (Covid-19), que começará na próxima semana para homens e mulheres com mais de 80 anos para a quarta dose.

O anúncio da nova etapa foi feita pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, no dia 16 de março. A imunização, segundo o governador João Doria (PSDB), é uma recomendação do Comitê Científico da Covid-19 no Estado, com início previsto para 21 de março.

Em todo o território paulista serão mais de 900 mil pessoas aptas a receber a quarta dose. A organização, segundo o governo do Estado, será de responsabilidade das cidades.

A Prefeitura de Mogi informou que a quarta dose será liberada para pacientes com mais de 80 anos que receberam a terceira dose há pelo menos quatro anos com agendamento a ser iniciado hoje e aplicação a partir de segunda-feira. A expectativa é de que aproximadamente 5 mil pessoas com mais de 80 anos estarão aptas a votar.

"Serão aplicadas no Drive-Thru do Pró-Hiper e em algumas unidades de saúde, conforme escolha do interessado no sistema. Quem tiver dificuldades em agendar poderá ligar no número 160 da SIS", informou a municipalidade em nota oficial.

A Secretaria de Saúde de Suzano informou que já está realizando os trabalhos preliminares para a nova etapa da campanha de imunização, com o intuito de vacinar 4.318 pessoas com mais de oitenta anos, e manterá o atual modelo descentralizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidade Básica Saúde da Família (USBF).

Poá declarou que os lotes para a quarta dose dos maiores de 80 anos deverão chegar do governo do Estado a partir do dia 22 de março, e que os procedimentos para a aplicação do agente imunizante serão divulgados em breve nos canais oficiais do município, com base nas orientações da pasta estadual de Saúde. A secretaria de Saúde não informou o número do público-alvo para a nova fase.

Em Santa Isabel, a expectativa é imunizar a partir da próxima semana 1.057 pessoas. A Pasta da Saúde informou que pretende seguir com ações nas unidades de saúde e uma unidade externa aos sábados na praça Fernando Lopes. "Idosos acamados e domiciliados poderão receber o imunizante conforme agendamento em suas casas", explicou.

Desempenho

Segundo o sistema Vacivida, Mogi das Cruzes aplicou um total de 208,9 mil pessoas com as três doses da vacina, que seria equivalente a 62% da população adulta, sendo que a terceira dose não está liberada para menores de 18 anos.

Em Suzano, a Secretaria Municipal de Saúde contabiliza 135,5 mil pessoas com mais de 18 anos com as três doses, representando 60,5% da população adulta apta.

Já na cidade de Santa Isabel foram 26.860 pessoas vacinadas completamente tendo mais de 18 anos - uma proporção de 45,8% da população adulta, segundo a prefeitura local.