Mogi - O Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco), por meio dos Projetos Pica-Pau e Formiguinhas, passa a contar com um ponto fixo semanal para venda e exposição dos produtos artesanais produzidos pelos pacientes e usuários da unidade. A partir de hoje, a população pode conhecer e prestigiar a iniciativa na Praça Oswaldo Cruz, no centro, das 9 às 16 horas.

O espaço é resultado de uma parceria firmada com a Secretaria Municipal de Cultura e da inscrição dos projetos no Programa Mogi Feita à Mão. "Pica-Pau e Formiguinhas são projetos de Economia Solidária e geração de renda que existem há mais de oito anos e atendem, em sua grande maioria, pacientes psicóticos", explica a coordenadora do Cecco, Patrícia Rocha. A turma do Pica-Pau trabalha com artesanato em madeira e mdf, enquanto a Formiguinhas se dedica à confecção de peças em crochê.

O Cecco é uma unidade do Programa Municipal de Saúde Mental que oferece espaço de convivência entre pacientes psiquiátricos e a população. Seu principal objetivo é gerar novas oportunidades de integração social e convivência por meio de oficinas de artesanato, atividades esportivas e culturais.

Durante a trajetória na produção das peças artesanais, as equipes dos Projetos Pica-Pau e Formiguinhas se uniram à Rede Ecosol de Economia Solidária, fortalecendo o aprendizado. Entre eles, a importância de cada etapa do processo, desde a produção até a comercialização.

Os projetos do Cecco estarão também em outras feiras das cidade, além de cursos e capacitações, como os que serão oferecidas pelo Sebrae.