Alto Tietê - Um levantamento junto ao Centro Paula Souza, órgão responsável pelo ensino técnico e profissionalizante na rede estadual de ensino apontou nesta segunda-feira que a demanda do público para o programa Novotec Expresso esteve acima da oferta de vagas para a região do Alto Tietê.
O programa Novotec Expresso oferece vagas para alunos da rede estadual de ensino que estão matriculados no Ensino Médio para cursos de 120 horas voltados para a qualificação profissional em cursos presenciais e à distância, voltados para o mercado de trabalho e demandas futuras. As inscrições foram encerradas no dia 02 de março.
Segundo o Centro Paula Souza, foram disponibilizadas 425 vagas para os cursos do Novotec Expresso no Alto Tietê, e 739 candidatos apresentaram interesse em participar das aulas. Os cursos com turmas presenciais de maior demanda na região, segundo o órgão, foram para Rotinas de Recursos Humanos, MS Office 2019, Atendente de Farmácia e Tecnologia & Eletricidade Automotiva.
O curso foi anunciado em fevereiro deste ano pelo governador João Dória (PSDB), em uma parceria entre o Centro Paula Souza e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Estado da Educação.
No total, foram disponibilizadas vagas para 28 cursos diferentes nas áreas de Gestão de Negócios, Tecnologias da informação e Comunicação, Produção Cultural e Design e Meio-Ambiente. Os alunos, além da qualificação fornecida no contra-turno das aulas na rede estadual de ensino e nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), contarão com bolsa-auxílio de até R$600 para ajuda de custo com os cursos.
Além do Novotec Expresso, a rede de ensino técnico no Alto Tietê conta com unidades da Etec nas cidades de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Suzano, Santa Isabel, Arujá e Ferraz de Vasconcelos.