Mogi- A Prefeitura disponibilizou um novo aplicativo gratuito para que os cidadãos façam pedidos de manutenção de luminárias pelo celular. O aplicativo se chama Mogi Iluminada e auxiliará os mogianos a registrarem seus pedidos, que também podem ser feitos pela Ouvidoria (telefone 156, opção 5). As solicitações abertas são direcionadas para a empresa responsável pela manutenção da rede de iluminação.

A secretária-adjunta de Infraestrutura Urbana, Leila Alcântara Galvão, lembra que é muito importante que as pessoas façam o registro das demandas: "A cidade é grande e a participação das pessoas agiliza o andamento dos serviços. Sempre que o cidadão observar uma lâmpada queimada, é importante fazer o pedido de reparo, seja pelo aplicativo ou pela Ouvidoria", comentou.

Ela lembra que, pela legislação atual, o município é responsável pela manutenção de luminárias e dos braços de sustentação. Já o fornecimento de energia é feito pela concessionária do setor, no caso a EDP. "Quando algum componente é danificado, como um transformador, por exemplo, a EDP é acionada para providenciar a manutenção", explicou.

No ano passado, a Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou uma licitação pública para a contratação da nova empresa responsável pela manutenção do sistema de iluminação pública da cidade. O processo foi concluído e o contrato com a empresa vencedora foi assinado no dia 16 de novembro de 2021. A ganhadora do certame foi a RM Empreendimentos Eireli, cujo valor global anual é de R$ 6.030.554,98.

O contrato prevê, além das trocas de lâmpadas, ações como expansão da rede de iluminação, reposição de cabos e outros componentes em casos de furtos - ocorrências que, infelizmente, são muito comuns.