A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, informou ontem mais detalhes sobre o projeto-piloto de utilização de ônibus elétrico de bateria interna no transporte público municipal.
O novo modelo, que difere do trólebus por utilizar uma bateria interna semelhante aos novos carros elétricos e não com uma rede elétrica suspensa em corredores pré-determinados, foi apresentado na tarde de segunda-feira pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) em frente ao Paço Municipal.
Segundo a administração municipal, o projeto-piloto terá duração de 40 dias para a avaliação da performance do veículo em um cenário real, e foi adquirido em forma de comodato-teste, sendo que a concessionária Radial Transportes terá os custos de frete e seguro do veículo.
Sobre o desempenho, a municipalidade informou que o veículo cona com uma autonomia estimada em 250 km por recarga completa de bateria, sendo que no momento não há dados de comparação com veículos convencionais nos trajetos da cidade. “A capacidade dos tanques de combustível dos ônibus convencionais varia de 200 a 300 litros, sendo que o consumo é de três quilômetros por litro”, explicou.
Após o período de testes e com os dados obtidos, a prefeitura espera poder aferir a viabilidade do ônibus elétrico na cidade e planejar investimentos futuros na modalidade, inclusive com a disponibilização de pontos de recarga e outras ações para o novo modal de transporte.
PONTA-DE-LANÇA
Uma apuração com algumas das cidades mais populosas do Alto Tietê atestou que a iniciativa de Suzano representa o primeiro passo na região para este tipo de fonte de energia para ações de mobilidade urbana.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da pasta de Mobilidade Urbana, informou que reconhece a importância dos veículos elétricos, e que vem fazendo discussões e levantamentos sobre a viabilidade do uso da tecnologia para o transporte público, com reuniões envolvendo a empresa especializada.
A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Poá declarou que a cidade ainda trabalha para equilibrar as contas do município, e que não conta no momento com estudos ou planejamento para a mobilidade urbana elétrica.
A Secretaria de Transportes de Itaquaquecetuba informou ontem que ainda não há previsão para a aquisição de veículos elétricos, e que está investindo na renovação de 40% da frota de ônibus da cidade. O mesmo foi apontado pela prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, que informa estar adquirindo veículos novos com sistema de Wi-Fi, acessibilidade, entradas USB para recarga de celulares e navegação por GPS.