Suzano- O Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS), da Secretaria de Administração de Suzano, visitou funcionários dos dois cemitérios municipais anteontem. A iniciativa faz parte do projeto "Trocando Ideias", voltado ao apoio daqueles que foram mais impactados psicologicamente pela pandemia da Covid-19). O grupo iniciou as ações de 2022 com orientações acerca da saúde mental e física no trabalho. As rodas de conversa elaboradas para criar diálogo e possibilitar a troca de experiências ocorrerão a partir de 7 de abril, no Viveiro Municipal Tomoe Uemura.

Membros do NAS visitaram os funcionários do Cemitério São João Batista, localizado no Parque Alvorada, na região do Raffo, na parte da manhã, e os do Cemitério São Sebastião, no Sítio São José, na parte da tarde. A atividade foi realizada pelo técnico em segurança do trabalho Everton Luís dos Santos e pelo engenheiro em segurança do trabalho Raí Hideki Ribeiro Hanashiro. Na ocasião, os servidores foram orientados a respeito dos equipamentos de proteção individual (EPI) durante a jornada de trabalho, indicando a forma de uso correto, precauções e métodos para conservação adequada.

Para a coordenadora do NAS, Renata Pires, as visitas são muito importantes para dar um apoio mais direcionado aos funcionários. "Ao todo, Suzano tem 45 trabalhadores nos dois cemitérios municipais, sendo 27 no São Sebastião e outros 18 no Raffo. Portanto, poder dar uma atenção mais próxima a cada ambiente é muito proveitoso para eles, que assim podem tirar dúvidas e trazer questionamentos", disse.

Para 2022, o órgão realizará visitas periódicas aos cemitérios, além de coordenar reuniões bimestrais com os 45 servidores, trabalhando assuntos como segurança no trabalho, administração financeira, saúde mental e outros.