Suzano- O município alcançou ontem a marca de 17 mil crianças de 5 a 11 anos imunizadas com pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O número representa 67,4% do público-alvo e a expectativa é de que pelo menos mais 6 mil pequenos sejam contemplados hoje, quando o município realiza a segunda edição da "Maratona de Vacinação Kids".
De acordo com o balanço de ontem, apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde, 322 crianças foram contempladas ao longo do dia, somando-se a outras 1.798 imunizadas durante a semana. Com isso, a Pasta atinge a marca de 17.027 suzanenses de 5 a 11 anos vacinados.
"Em um mês de imunização dos pequenos, chegamos a marca de 67% do público-alvo. Pensando em acelerar ainda mais o processo de imunização, vamos realizar hoje a segunda edição da 'Maratona de Vacinação Kids', buscando contemplar pelo menos 6 mil crianças. Com isso, nossa cobertura deverá saltar para cerca de 90% do público-alvo", detalhou o titular da Pasta, Pedro Ishi.
Além da primeira aplicação, o mutirão também vai contemplar a segunda dose dos pequenos que receberam o imunizante CoronaVac e que estão com aprazamento previsto até o dia 26 de fevereiro. Ao todo, 12 postos de Saúde prestarão atendimento à livre demanda, das 8 às 16 horas.
Para a aplicação da primeira dose da vacina infantil, a criança deve ter de 5 a 11 anos de idade e estar devidamente cadastrada no "Vacina Já" (www.vacinaja.sp.gov.br). Durante o atendimento será preciso apresentar a documentação do pequeno, incluindo RG, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o comprovante de pré-cadastro por meio do site "Vacina Já".
Já para a segunda dose, os pais ou responsável também devem acompanhar a criança, apresentando a documentação do pequeno e o cartão de vacinação adquirido no primeiro atendimento. A recomendação é para que apenas um adulto responsável acompanhe a criança na unidade de Saúde.
Segundo o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), a ação será de grande valia e vai acelerar o processo de vacinação na cidade. "Suzano segue com trabalho intenso na imunização, tendo conquistado importantes posições. Parabenizo os colaboradores da prefeitura, em especial os que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Por fim, agradeço todo empenho do secretário Pedro Ishi neste processo de vacinação", concluiu.