Mogi - A Prefeitura de Mogi das Cruzes abriu na última quarta-feira as inscrições para as startups interessadas em participar da edição deste ano do Programa de Incubação do Polo Digital. Assim como no ano passado, a iniciativa será destinada a projetos voltados aos desafios da gestão de políticas públicas, trabalhando os conceitos GovTechs e Cidades Inteligentes. O prazo de inscrições termina no dia 2 de março ao meio-dia.

Nesta edição do programa de incubação serão atendidas até 10 novas startups. Podem se inscrever startups GovTechs ou com soluções para Cidades Inteligentes, considerando também as EduTechs, AgroTechs, FoodTechs, SportTechs e HealthTechs, com CNPJ, estabelecidas no Brasil e que estejam em estágio de validação de seus modelos de negócio.

Os interessados devem preencher o formulário disponível no site poloconecta.mogidascruzes.sp.gov.br, enviar o CPF e o RG dos responsáveis pelo negócio, o CNPJ da empresa e uma apresentação, em formato PDF, em no máximo dez slides, contendo o problema, a explicação da solução, sua viabilidade, a aplicação e o potencial de mercado e de escala que possui.

Os projetos inscritos passarão por seleção que será realizada em duas etapas. Na primeira, serão analisados os requisitos básicos para a submissão das propostas, como, por exemplo, a viabilidade econômica e tecnológica do negócio, a originalidade da proposta e a solução apresentada. Os aprovados irão para a segunda fase, em que os responsáveis pelo negócio farão uma apresentação curta - conhecida como pitch - para uma banca. A previsão é que o programa tenha início na segunda quinzena de março.

Durante o programa, as startups têm benefícios de utilização da estrutura do Polo Digital gratuitamente, o que representa uma estimativa de apoio financeiro indireto de cerca de R$ 300 mil para as empresas incubadas. Além disso, participarão de diversas ações de mentoria e treinamentos, organizadas pela Prefeitura e por outros parceiros, como o escritório regional do Sebrae-SP. O programa é desenvolvido durante 10 meses.

Em 2021, a Prefeitura de Mogi desenvolveu o primeiro programa municipal do Brasil voltado exclusivamente para buscar soluções frente aos desafios da gestão de políticas públicas - GovTechs. Isso permitiu que a Prefeitura participasse ativamente do apoio aos empreendedores, como uma plataforma para inovação de iniciativas que poderão colaborar com a prestação de serviço público e, consequentemente, trarão benefícios para a população.

Nove startups finalizaram o ciclo do ano passado, com iniciativas voltadas à Educação, Saúde, Agricultura, Empregabilidade, Mobilidade, Meio Ambiente e Zeladoria. Todas elas possuem produtos finais desenvolvidos e validados, com contratos fechados ou em negociação com órgãos públicos ou a iniciativa privada.

Para esclarecer dúvidas ou para mais informações, os interessados podem enviar um e-mail para [email protected] ou comparecer ao Polo Digital - avenida João XXIII, 1.160, em César de Souza.