Mogi - A terceira turma do Curso de Educadores Ambientais Locais, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, realizou seu quarto módulo de formação na última quarta-feira, na Associação dos Agricultores de Cocuera. No dia 9, os participantes fizeram uma caminhada diagnóstica pelo distrito. O módulo final estava previsto para ontem, encerrando a formação da turma.

A educadora ambiental Carla Panzeri explica que o interesse dos participantes é crescente: "Nas três turmas que tivemos até agora, percebemos que as pessoas se preocupam com o meio ambiente e têm interesse em aprimorar seus conhecimentos. Todos também possuem vivências na área, o que ajuda a promover um ambiente rico e de troca de experiências", explica.

O curso já formou moradores das regiões de Jundiapeba e Taiaçupeba. No terceiro grupo estão pessoas que vivem em Cocuera e bairros próximos, mas a Secretaria do Verde optou por aceitar inscrições de participantes de outros bairros, devido à procura pela formação. Ao longo de 2021, o curso se consolidou como uma ferramenta de construção da cidadania e de respeito ao meio ambiente.

Entre os objetivos do curso, estão promover a sensibilização dos moradores sobre o tema, estimular o conhecimento sobre o território onde vivem e fomentar o planejamento de ações orientadas pelos paradigmas da sustentabilidade. Também são abordados nas atividades problemas socioambientais locais, como o descarte irregular de resíduos sólidos.