Mogi - A Prefeitura segue com os preparativos para iniciar, o quanto antes, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19. Na manhã de ontem, um grupo de 120 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde recebeu um treinamento sobre organização, fluxo e estratégia desta importante etapa do processo de imunização. O objetivo da capacitação foi alinhar informações sobre o atendimento às crianças e quais orientações que devem ser passadas aos pais, dentre outros temas.
"Esses profissionais são experientes e já fazem a aplicação da vacina contra a Covid-19 em outras faixas etárias. O treinamento foi uma reunião técnica para informações e abordagem. Além do cuidado especial para o atendimento às crianças, um público que exige um acolhimento diferenciado, a vacina utilizada será específica, com dosagem menor", explicou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Lilian Peres Mendes.
Mogi deve receber, até o final de janeiro, os primeiros lotes da vacina Pfizer para o público infantil. A Prefeitura ainda aguarda mais informações do governo estadual sobre a data de início e demais procedimentos, mas recomenda aos pais e responsáveis que façam, o mais breve possível, o pré-cadastro no site vacinaja.sp.gov.br, do Estado, para antecipar o registro dos dados e agilizar o atendimento nos locais de vacinação.
A dosagem para o público infantil será menor que para o adulto (o frasco também terá cor diferente). O esquema vacinal será com duas doses de 0,2ml, com intervalo de oito semanas entre as aplicações. O público-alvo para esta etapa de vacinação no município é de aproximadamente 44 mil crianças. O recebimento de doses ocorrerá de forma parcelada e a vacinação será de forma gradativa.
A vacina estará disponível no Pró-Hiper (apenas em estratégia pedestres) e nas unidades básicas, mediante agendamento no site Clique Vacina, da Prefeitura. As unidades de Saúde da Família e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs) Biritiba Ussu e Taicupeba atenderão o público cadastrado nessas unidades.
Não é recomendada a vacinação de crianças na estratégia Drive Thru - que no Pró-Hiper continuará funcionando com agendamento para o público adulto.
O prefeito Caio Cunha (Pode) incentiva os pais e responsáveis a levarem as crianças para serem vacinadas. "A vacinação infantil contra a Covid-19, tal como ocorre para o público adulto, é eficaz na proteção e amplamente defendida e incentivada pela comunidade científica. É um procedimento seguro, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e queremos iniciá-lo o quanto antes", afirmou.
A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica também destaca a importância da vacinação. "Quanto mais pessoas vacinadas, menor será o impacto da pandemia. Graças ao avanço da imunização, já diminuímos muito as taxas de casos graves, internações e óbitos. Vacinar as crianças será uma etapa importantíssima para vencermos esse vírus", concluiu Lilian.