Mogi das Cruzes imunizou 420 crianças do grupo de comorbidades, deficiências, quilombolas e indígenas contra a Covid-19 no domingo passado. Myrindju, de 6 anos, foi o primeiro vacinado da cidade, logo pela manhã, no Posto de Saúde de Jundiapeba. Ele é autista e pertence à aldeia M'Boiji.

Além de Jundiapeba, outras quatro unidades de saúde realizaram a vacinação do público infantil no domingo: Braz Cubas, Jardim Camila, Nova Aparecida e Vila Natal. Uma nova abertura de agenda foi iniciada ontem, às 16 horas, no www.cliquevacina.com.br .

A próxima aplicação será realizada no sábado, dia 22, em unidades estratégicas de saúde, da mesma forma como aconteceu no último final de semana. O objetivo é garantir atendimento exclusivo e sem aglomerações aos pequenos.

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidades, mas, assim como ocorreu com os adultos e adolescentes, será expandida gradativamente para todos. Crianças que não possuem essas condições devem aguardar novas fases da imunização.

O pai ou responsável da criança deve primeiro fazer o pré-cadastro no site estadual do Vacina Já, na opção Crianças até 11 anos". Embora não seja obrigatório, o pré-cadastro agiliza o atendimento no dia da vacinação. Depois, basta fazer o agendamento online no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Quem tiver alguma dúvida ou dificuldade com o sistema também pode acionar o Sistema Integrado de Saúde (SIS) 160.

A dosagem para o público infantil é menor que para o adulto (o frasco também terá cor diferente) e o esquema vacinal será com duas doses de 0,2 ml, com intervalo de oito semanas entre as aplicações.