Alto Tietê - A nova campanha de vacinação anunciada pelo governo do Estado, anteontem, contra o coronavírus (Covid-19), com foco nas crianças a partir de 5 anos, começou a movimentar as secretarias de Saúde de algumas das cidades do Alto Tietê.
Segundo o Palácio dos Bandeirantes, a meta é imunizar 4,3 milhões de crianças entre 5 e 11 anos, com 850 mil crianças como prioridades por comorbidades. O Estado planeja utilizar 5,2 mil postos de vacinação, incluindo as estruturas de escolas estaduais, com meta de vacinar até 250 mil crianças diariamente.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes comunicou que estuda manter o modelo atual de imunização, com utilização dos postos que já realizam a campanha na cidade, juntamente com o Pró-Hiper - no entanto, não serão atendidas nos carros, mas na fila a pé. "Isso porque para a vacinação das crianças é preciso fazer uma série de anotações e a logística ficará melhor organizada", explicou a Prefeitura.
Segundo a Pasta local da Saúde, na próxima semana deve começar a capacitação das equipes que farão a imunização, e a previsão é de que as doses cheguem na segunda quinzena deste mês, com data a ser confirmada. "É certo que o recebimento ocorrerá de forma parcelada e a vacinação deste público, que é de cerca de 44 mil crianças, ocorrerá de forma gradativa", concluiu em nota.
Nas estatísticas da Prefeitura de Mogi, 49,3 mil jovens de 12 a 19 anos receberam a primeira dose, e 40,3 mil receberam a segunda dose.
Em nota, a Prefeitura de Suzano informou que as deliberações da nova etapa de campanha serão tomadas até hoje em reunião entre a Secretaria Municipal de Saúde, de Educação e o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da cidade, e que as informações sobre o encontro serão divulgadas à população. A cidade espera vacinar 25.230 crianças a partir de cinco anos, com base nas estatísticas da Fundação Seade, e já foram vacinadas 46 mil pessoas de 12 a 17 anos com a primeira dose contra a Covid-19.
A Prefeitura de Guararema informou que ainda não recebeu orientações da Secretaria de Estado da Saúde para a vacinação em crianças, e ressaltou que segue o Plano Estadual de Imunização (PEI). A estimativa do município é de que 3,2 mil crianças até 11 anos recebam a primeira dose. Até ontem, 2.582 jovens entre 12 e 17 anos receberam ao menos uma dose.
A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba informou que depende da programação estadual, "sobretudo em cima do informe técnico que nos direciona e que, até o momento, ainda não foi liberado". O município não informou as expectativas de público-alvo para a nova etapa e quantos adolescentes já foram protegidos com o agente imunizante.
A Prefeitura de Santa Isabel informou por nota que pretende abrir polos de vacinação para a Covid-19 em crianças em parceria com a Secretaria de Educação do município, adotando o programa de vacinação do Estado, que inclui o uso de escolas públicas. "Nossa estimativa é de 5.233 crianças, e até o momento 4.620 jovens receberam a primeira dose e 3.594 as duas", concluiu.
A Secretaria de Saúde de Poá informou que ainda não recebeu do Estado o informe técnico com as orientações sobre a vacinação, e que irá avaliar a melhor maneira de realizar a aplicação da vacina no público. "Até o momento, realizamos 10.076 aplicações da 1ª dose e 7.339 da 2ª dose em adolescentes de 12 anos a 17 anos 11 meses e 29 dias", informou em nota.