Mogi - A Prefeitura informou ontem após ser questionada pela reportagem que deverá ocorrer, ainda neste mês, a abertura do processo de licitação para a escolha da empresa que ficará responsável pelos radares de trânsito do município.
A fiscalização por velocidade em Mogi das Cruzes ficou interrompida por mais de um ano, e foi retomada pela administração municipal em maio de 2021 - no entanto, no dia 27 de agosto, o contrato foi novamente interrompido.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informou ontem que já teve início o novo processo licitatório junto às Pastas responsáveis, para a contratação da empresa de serviços de tecnologia, e a previsão é de que o procedimento seja aberto ainda em janeiro deste ano.
"Dentro deste novo conceito, a fiscalização eletrônica será uma parte deste trabalho, e não mais o único serviço a ser prestado. O fornecimento de soluções de inteligência viária, de tecnologia para o transporte coletivo e a operação de uma central informatizada de trânsito estão dentro do escopo da nova contratação que, entre outras ações, trará a modernidade, a atualização tecnológica e a agilidade necessárias para uma gestão inteligente e inclusiva da mobilidade urbana", informou.
O sistema de fiscalização remota da Prefeitura de Mogi chegou a contar, no final do primeiro semestre do ano passado, com 15 radares ativos e com planos para expansão para instalação em mais 18 pontos. Atualmente, o processo é feito por agentes municipais de trânsito e pela Polícia Militar, dentro das ações de rotina.
No primeiro mês de funcionamento, a pasta de Transporte e Mobilidade registrou 15,6 mil autuações por excesso de velocidade e outras violações de trânsito. "É importante lembrar, no entanto, que a fiscalização sobre velocidade de veículos deve ser feita apenas por equipamentos eletrônicos, de acordo com o que determina o Código de Trânsito Brasileiro", explicou.