O levantamento da violência no Estado de São Paulo, divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), apontou que o número de crimes sexuais e de roubos sofreu um aumento no Alto Tietê entre 2020 e 2021, enquanto que os homicídios tiveram queda no mesmo período entre as dez cidades que compõem o bloco regional.

A apuração de dados leva em conta os casos registrados por todas as delegacias nos 645 municípios do Estado, e o levantamento estatístico inclui também a atuação das autoridades no combate à criminalidade.

Um dos pontos revelados pelos dados é que o número total de estupros - envolvendo tanto mulheres adultas quanto menores de 14 anos - teve um aumento de 7,47%: de 455 ocorrências em 2020, foram registrados 489 crimes sexuais no ano passado.

De todo o Alto Tietê, apenas Poá e Santa Isabel apresentaram redução no número de casos de violência sexual; Itaquaquecetuba e Salesópolis mantiveram os mesmos números de crimes, 117 e cinco, respectivamente. Itaquá foi o município com o maior número de casos registrados em 2021, seguida de Mogi das Cruzes (110) e de Suzano (95).

No Alto Tietê, o total de homicídios caiu de 113 casos entre janeiro e dezembro de 2020 para 98 crimes em 2021, o que representou uma queda de 13,2%. Das dez cidades, seis apresentaram redução no número de crimes: Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Mogi das Cruzes, Salesópolis e Santa Isabel; Ferraz de Vasconcelos, Poá, Itaquaquecetuba e Suzano tiveram aumento no número de crimes de assassinato.

No ano passado, a cidade com o maior número de homicídios registrados foi Itaquaquecetuba, com 32 casos; Suzano aparece em segundo lugar com 25, e Mogi das Cruzes em terceiro, com 16 crimes. A única cidade que não registrou homicídios ao longo de 2021 foi Santa Isabel. Guararema e Salesópolis tiveram um caso cada, Biritiba Mirim teve dois assassinatos e Arujá, três.

Entretanto, o indicador da violência que apresentou o maior avanço foi a somatória de roubos, que aumentou 9,67% em um ano. Enquanto que no ano retrasado foram computados 8.063 casos, no ano passado a somatória de ocorrências foi de 8.843.

Atividade policial

A Secretaria de Estado de Segurança Pública também apontou um aumento na atividade dos policiais civis e militares entre 2020 e 2021.

O número de prisões feitas pela Polícia Civil e Militar subiu de 3.921 em 2020 para 4.140 em 2021, representando um aumento de 5,58% no número de prisões. O número de inquéritos abertos para investigação de crimes também aumentou, indo de 9.656 para 10.410 em um ano, um aumento de 7,8%.