Mogi - A primeira viagem do Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para a cidade de Mogi das Cruzes ocorreu ontem. A viagem é retomada após meses de paralisação devido às restrições sanitárias do governo do Estado em razão do coronavírus (Covid-19).
O Expresso Turístico foi retomado no início do mês, após quase dois anos de interrupção com a pandemia. As viagens abrangem o Alto Tietê, além de percursos para Jundiaí e Paranapiacaba. A primeira viagem aconteceu para Jundiaí, e no final de semana passada foram feitas excursões para a cidade de Paranapiacaba.
Segundo a CPTM, a retomada do Expresso Turístico começou gradativamente com as políticas de flexibilização para atender exclusivamente passageiros que compraram bilhetes antes da pandemia e não puderam viajar, com viagens-teste em agosto do ano passado. "Para os passeios do próximo ano, os ingressos são vendidos na bilheteria da estação Luz, de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas, e nos sábados e domingos das 7 às 9 horas", informou a CPTM.
O trem sai às 8h30 da plataforma 4 da Estação Luz e retorna à capital às 16h30, e dispõe de 172 poltronas para acomodação dos turistas, e espaço para cadeirantes. O passeio panorâmico ocorre desde 2009, onde os passageiros apreciam a paisagem e conhecem a história da estrada de ferro e do povoamento e industrialização das cidades no trecho.