Guararema - Um ano e quase 63 mil doses aplicadas, totalizando mais de 27,5 mil pessoas vacinadas.  A cidade completou ontem um ano de vacinação contra a covid-19. Iniciada em 21 de janeiro de 2021, a imunização teve início com profissionais de saúde, se estendeu para idosos até estar, disponível para crianças com mais de 6 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde abriu ontem o cadastro para vacinação de crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades. Agora, todas as pessoas com mais de 6 anos já podem se cadastrar e agendar sua vacinação. A ampliação do grupo se deu pelo recebimento de doses da vacina Coronavac.

Ao longo deste ano de vacinação, a Prefeitura de Guararema se mobilizou para que a vacinação chegasse a todas os guararemenses. Foram realizados cinco dias D da Vacinação, foi construída a Central de Vacinação Coronavírus, no bairro Nogueira e, neste ano, a imunização passou a ser descentralizada, agora sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde do Lambari, Jardim Dulce e na Unidade Nogueira (antiga Cevac).

"Hoje (ontem) é uma data muito importante que representa todo o esforço da Prefeitura para que a vacinação contra a covid-19 fosse um sucesso em Guararema", afirmou o prefeito José Henrique Eroles Freire (PL), o Zé.

Por conta da vacinação, Guararema registrou queda de 71% nos óbitos para a doença e de 76% na quantidade de casos no final de 2021. Entre outubro e dezembro o município registrou 129 casos e quatro mortes, número significativamente menor do que entre julho e setembro, quando 554 casos foram diagnosticados e 14 mortes registradas.

O cadastro para crianças com mais de 6 anos, está disponível no Vacina.Digital, no site da Prefeitura: guararema.sp.gov.br.