Mogi - As ações de Educação para o Trânsito promovidas pela Prefeitura atenderam quase 15 mil pessoas em 2021. As atividades são um dos pilares do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana para a segurança viária e a utilização mais harmônica do espaço público.
As ações compreendem as atividades da Escola Mirim de Trânsito, palestras, atividades de capacitação e treinamento, distribuição de materiais informativos, concursos e campanhas integradas, como o Maio Amarelo, o Dia Mundial Sem Carro e a Semana Nacional de Trânsito.
"A Prefeitura vem fortalecendo as ações de educação para o trânsito e segurança viária, que englobam também trabalhos de engenharia de tráfego, sinalização e fiscalização. No ano passado, as ações de educação para o trânsito ganharam um destaque especial e foram levadas a todas as regiões da cidade, incentivando os mogianos a terem um comportamento mais seguro e solidário no trânsito", explicou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres.
As ações realizadas estão apresentando resultados positivos para a cidade. De acordo com os dados do Sistema Infosiga, do governo do Estado, Mogi das Cruzes vem apresentando queda no número de mortes em acidentes de trânsito nas vias municipais, atingindo o menor índice da série histórica do levantamento, iniciada em 2015.
Entre janeiro e novembro, índice deste ano é 28,9% menor que no mesmo período do ano passado e 40% mais baixo que o maior número da série histórica, registrado em 2016. Se analisados os números do levantamento territorial, em que são levada em conta as vias municipais e estaduais, a queda neste ano é de 13,1% com relação ao ano passado e 23,2% mais baixo que em 2015.
"Esses resultados são mais significativos porque Mogi das Cruzes possui a maior frota de veículos e a maior malha viária do Alto Tietê. Além disso, a cidade é polo econômico regional, recebendo a circulação de veículos de outros municípios que vêm acessar o comércio, os estabelecimentos de serviços, além de trabalhar e estudar. Estas características fazem com que o trânsito de Mogi das Cruzes tenha características diferentes das outras cidades da região, que devem obrigatoriamente ser levadas em conta em comparações de números absolutos de mortes ou acidentes", afirmou a secretária.
Nos números de atendimento, a distribuição de material informativo foi a ação que atingiu o maior número de pessoas. Foram 7,6 mil panfletos distribuídos, 1,9 mil máscaras amarelas - em referência à cor ligada à segurança viária - e 1,9 mil panfletos com QR Code que dava acesso a um e-book com as alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
As atividades voltadas a crianças e jovens são outros destaques do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana na Educação para o Trânsito. A Escola Mirim de Trânsito atendeu 589 crianças, com as atividades desenvolvidas no parque Botyra Camorim Gatti e nas edições itinerantes. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 4798-5142.