As prefeituras de algumas cidades do Alto Tietê informaram nesta semana as medidas que estão tomando para a contenção dos casos de Covid-19 que são registrados após as festas do final de ano. Neste ano, após a campanha de vacinação, a curva de infecções apresentou uma queda na comparação com o mesmo período entre o fim de 2020 e o início de 2021.

Segundo dados do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Mogi das Cruzes registrou entre o dia 30 de dezembro e 10 de janeiro 345 casos de Covid-19. A pasta da Saúde informou que conta com 1,6% dos leitos UTI e 1,2% dos leitos de enfermaria ocupados na rede pública. Sobre os casos de infecção simultânea, a pasta da Saúde informou que a rede privada notificou a Vigilância Epidemiológica nesta semana com seis casos de infecção cruzada com o vírus da gripe (chamada de “Flurona”).

O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Pode), usou as redes sociais na noite de ontem para informar que duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram destacadas para atender casos de síndrome gripal, como febre, dificuldade de respirar e tosse: Alto do Ipiranga (atendimento das 7h30 às 21 horas) e Vila Suíssa (das 7h30 às 18 horas).

A Prefeitura de Suzano, por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde, alegou que até segunda-feira foram registrados 220 casos positivos de Covid-19, e que a taxa de ocupação de leitos de enfermaria e semi-intensiva era de 6,45%, sem a ocorrência de Flurona.

A cidade de Poá declarou que teve desde o dia 1º de Janeiro 25 casos de Covid-19, e que não possui ocupação de leitos ou casos de Flurona na cidade - números semelhantes ao levantamento do Condemat.

A pasta da Saúde de Ferraz de Vasconcelos informou que foram confirmados 306 novos casos na cidade desde a virada do ano, e que a cidade não conta com uma rede municipal de saúde (tendo como principal equipamento o Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos, de responsabilidade do Estado). Nas estimativas do Condemat, o número de novos casos é de 188.

A cidade de Itaquaquecetuba apontou, por meio de sua Secretaria Municipal de Saúde, que 106 pessoas tiveram resultado positivo para Covid-19 na cidade desde o dia 1º de janeiro - nos cálculos do Condemat, o número chega a 186. A ocupação dos leitos na cidade é de 14% no setor de enfermaria, sem ocupação nos leitos de emergência, e sem registro oficial de infecção cruzada de Covid-19 e gripe.


AUMENTO E COMPARAÇÃO
As dez cidades do Alto Tietê registraram nos primeiros dias do ano cerca de 1.511 casos de Covid-19, com as cidades de Mogi das Cruzes (345), Suzano (293) e Guararema (194) como as principais cidades com casos registrados no levantamento do Condemat.

No entanto, o total de casos entre o dia 30 de dezembro de 2020 e 12 de janeiro do ano passado registrado na região segundo o Condemat chegou a 2.867, com as cidades de Mogi das Cruzes (1.055), Suzano (405) e Ferraz de Vasconcelos (373) com os maiores números. Na comparação com o início do ano passado, com o auge da chamada "segunda onda" de contaminação no primeiro semestre, houve uma redução de 47,3%.