Região - Levantamento do Grupo MogiNews/DAT sobre o relatório do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho, revelou que a cidade de Suzano teve a maior alta da região no mês de outubro entre os municípios do Alto Tietê, com 35,28% de todas as novas vagas preenchidas.
No total, entre os dias 1º e 31 de outubro, o Alto Tietê teve 12.730 contratações, e 10.497 demissões, tendo um saldo positivo de 2.233 pessoas que passaram a contar com um emprego formal.
Suzano foi a que apresentou o melhor saldo: 2.989 pessoas contratadas e 2.201 demitidas - saldo de 788 novos trabalhadores, um aumento de 1,22% em relação ao mês anterior. Itaquaquecetuba ficou em segundo lugar com saldo de 502 trabalhadores, enquanto que Mogi das Cruzes foi a cidade que teve maiores números absolutos em contratação: 4.191.
Dentre as dez cidades, no mês de outubro, nenhuma apresentou mais demissões do que contratações pelo segundo mês consecutivo, o que demonstra em âmbito regional a recuperação dos setores econômico e produtivo após o auge da pandemia da Covid-19.
Apenas as cidades de Ferraz de Vasconcelos e Salesópolis apresentaram o mesmo número de contratações e demissões no mês retrasado - 550 e 40, respectivamente.
Setores
No relatório detalhado sobre os cinco principais setores da economia (Agricultura, Comércio, Construção Civil, Indústria e Serviços), o Alto Tietê teve um boom no setor de prestação de serviços, com 1.033 vagas criadas a mais no mês de outubro. As cidades que mais contrataram foram Suzano (562) e Itaquaquecetuba (199), seguidas de Arujá (96), Poá (84) e Ferraz de Vasconcelos (45).
O segundo setor que teve mais contratações foi o da Indústria, com 522 vagas de saldo positivo. Mogi das Cruzes foi a cidade que mais contratou nesta área (com 218), seguida de Suzano (120), Itaquaquecetuba (84) e Santa Isabel (57).
Já a Construção Civil foi a área que teve a maior queda no saldo de vagas na região no mês retrasado: a cidade de Arujá teve saldo negativo de 55 trabalhadores no período. Também foram registrados saldos negativos no setor nas cidades de Poá (quatro) e em Salesópolis e Ferraz de Vasconcelos (um cada).
Na Agricultura, foi registrada a equalização entre admissões e dispensas, com três contratações (duas em Salesópolis e uma em Arujá), enquanto que as cidades de Itaquá, Mogi e Santa Isabel tiveram uma demissão cada.