Mogi - A Prefeitura informou na tarde de ontem que as obras da nova Maternidade, que está sendo construída no distrito de Braz Cubas, estão em 95% de seu cronograma de construção concluído e que está aguardando as etapas finais de aparelhamento para entrega à comunidade.
O edifício foi escolhido pela Prefeitura no início do ano como prioritário para construção, na ocasião, pela necessidade de disponibilidade de um espaço para receber pacientes graves e com necessidade de internação pelo novo coronavírus (Covid-19), em vez de se criar um novo Hospital de Campanha. No primeiro trimestre, o prefeito Caio Cunha (Pode) chegou a informar que o hospital poderia estar em condições para receber pacientes, em caso de necessidade.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as obras estão em fase final de execução, com mais de 95% do cronograma concluído - a estrutura estaria pronta, restando apenas o acabamento na parte interna. "Assim que a obra for entregue, a Secretaria Municipal de Saúde iniciará os trabalhos para a aquisição do mobiliário e equipamentos", informou.
Segundo a municipalidade, a Maternidade terá capacidade de realizar até 500 partos por mês. O prédio está localizado ao lado do Hospital Municipal Prefeito Waldemar da Costa Filho, no ponto onde esteve instalado o Fórum de Braz Cubas. A obra contou com investimento total de R$ 37,1 milhões, segundo a administração municipal.
A expectativa é de que a nova unidade, quando estiver pronta, ajude a equilibrar a demanda por obstetrícia no município, que atualmente conta apenas com a Santa Casa de Misericórdia para partos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Vistorias
No final do mês de abril deste ano, a Comissão de Obras da Câmara de Vereadores de Mogi das Cruzes visitou as obras da Maternidade, acompanhada da então secretária municipal de Obras, Leila de Alcântara Galvão.
Na ocasião, o cronograma de obras estava estimado em 80% de conclusão, e a expectativa da Prefeitura era de que a primeira etapa - que contempla o térreo, o segundo e terceiro andares - poderia ser entregue até junho, enquanto que todo o complexo seria concluído até abril de 2022.