Biritiba - O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) deve iniciar os serviços de desassoreamento em Biritiba Mirim no início do próximo ano. A intervenção atende ao pedido apresentado pelo deputado estadual Marcos Damasio (PL) e pela vereadora Luciléia do Valdivino.

No município, dois trechos foram contemplados: o córrego Capela e o Lote 5 do rio Tietê; sendo que no primeiro os trabalhos serão feitos em mil metros de extensão e, no segundo, em 5 mil metros, com investimentos de R$ 1,4 milhão e de R$ 7,3 milhões, respectivamente.

A empresa escolhida, por meio de licitação, foi a ETC - Empreendimentos e Tecnologia em Construções Ltda, que tem previsão de retirar do córrego Capela 9 mil metros cúbicos de sedimentos e outros 37 mil metros cúbicos do Lote 5 do rio Tietê. O início das obras depende da emissão de licença ambiental, que deve ocorrer até o fim deste ano.

Uma obra importante que vai impactar positivamente a cidade ao melhorar o escoamento hidráulico dos cursos d'água. "Com essa melhoria, queremos evitar as enchentes que tanto trazem transtornos e prejuízos aos moradores dessas regiões, que há muito pediam por essa intervenção", disse o parlamentar.

Damasio e Luciléia estiveram no DAEE em maio deste ano e solicitaram o desassoreamento ao superintendente da autarquia, Francisco Loducca. Em julho, conforme prometeu aos parlamentares, foi realizada a visita técnica, que resultou no início do processo para a realização dos serviços.