Mogi- O Gabinete de Articulação para o Enfrentamento da Pandemia na Educação de Mogi das Cruzes (Gaepe Mogi) realizou anteontem a última reunião do ano. O grupo completou seis meses de trabalho com resultados positivos e efetivos no enfrentamento dos desafios trazidos pela pandemia da Covid-19 na Educação com a participação de representantes de diferentes setores da sociedade. O encontro também contou com a apresentação das ações realizadas pelos grupos de trabalho de Recomposição e Recuperação da Aprendizagem e de Busca Ativa.

O secretário adjunto de Educação, Caio Callegari, relembrou o início da articulação com as diferentes áreas e instâncias envolvidas na Educação do município. "Começamos um trabalho com a Brigada da Pandemia com 13 partes representadas e cerca de 30 participantes, que construíram protocolos, checklists e formas das escolas se relacionarem com diferentes secretarias com a missão de enfrentar a pandemia. Hoje temos o Gaepe com 57 participantes e a representação de pelo menos 30 setores".

Dentre os resultados positivos, a Pasta observou o processo bem sucedido de reabertura das escolas, a comunicação com a sociedade que foi aprimorada a partir dos dados da consulta pública sobre o retorno, a antecipação da vacinação para os profissionais da educação, a estruturação do plantão de acolhimento psicoeducacional, a adesão ao programa Busca Ativa Escolar da Unicef, a criação do sistema de monitoramento de frequência dos alunos e a formulação de um programa de recomposição das aprendizagens.