Suzano - O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) anunciou no sábado passado os trabalhos de regularização das redes de abastecimento de água na região norte, especificamente no Jardim Gardênia Azul e no Jardim Panorama. A conquista junto à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) deve beneficiar 2,9 mil famílias que vivem nas proximidades da estrada Portão do Honda. Os serviços foram iniciados ontem.
O anúncio sobre a execução dos trabalhos ocorreu durante reunião com os moradores no salão da Paróquia Santa Rita de Cássia. Estiveram presentes o gerente de departamento da Sabesp no Alto Tietê, Eduardo Camargo Afonso, e o gerente de divisão do escritório regional, Zemicindo Miguel Mendes.
Na oportunidade, o prefeito relembrou a luta por mais essa conquista, em parceria com o governo do Estado e a companhia, por meio do programa Água Legal. De acordo com Ashiuchi, a medida visa garantir saneamento, mais saúde e dignidade às famílias da região. "Seguimos atuando fortemente na questão da regularização fundiária e, com isso, também precisamos garantir serviços básicos, como é o caso do abastecimento de água. A cada ano avançamos na cidade, contemplando regiões que por décadas sofreram com o abandono", disse.
As negociações para a solicitação das ligações de água nos dois bairros se iniciaram em 2020, sendo que a execução se inicia agora, com previsão de término até março de 2022. A melhoria conta com um investimento de R$ 3,5 milhões e beneficiará cerca de 10 mil pessoas.
Para o deputado estadual André do Prado, também presente na cerimônia, a novidade vai fazer a diferença na vida da população. "Tenho muito orgulho de participar ativamente de mais essa conquista para Suzano, especialmente em uma região tão querida, com famílias de bem e trabalhadoras. A região norte de Suzano cresce mais a cada dia e merece a devida atenção. Hoje a regularização por meio do Água Legal é comemorada porque é um investimento a longo prazo, garantindo mais saúde e qualidade de vida", disse.
Por fim, Ashiuchi agradeceu a parceria da Câmara de Suzano, bem como do governo do Estado. "Ninguém faz nada sozinho. Esse trabalho de saneamento vem para fazer a diferença na infraestrutura da cidade, na saúde e na relação com a comunidade", afirmou.
Ainda participaram do encontro os secretários Pedro Ishi (Saúde), Alex Santos (Governo) e Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos); os vereadores José Oliveira Lima, o Zé Oliveira, e Nelson dos Santos, o Nelson do Fadul; o diretor de Habitação da Prefeitura de Suzano, Miguel Reis; e o padre Luís Hidalgo.