Mogi - A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana realizou ontem uma ação "Só um Minutinho", de conscientização sobre o respeito às pessoas com deficiência e à utilização das vagas de estacionamento exclusivas para este público. O trabalho, que teve a participação da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência (Copede), ocorreu na rua Coronel Souza Franco, no Centro e marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Seis cadeiras de rodas foram colocadas em vagas de estacionamento comuns no trecho da rua Coronel Souza Franco entre as ruas Coronel Moreira da Glória e Doutor Deodato Wertheimer. A ação busca fazer com que os motoristas tenham a mesma sensação que as pessoas com deficiência experimentam quando as vagas exclusivas são utilizadas por pessoas que não têm este direito.
"As vagas exclusivas não são um privilégio. São um direito das pessoas com deficiência e estão em pontos tecnicamente definidos, de acordo com locais de interesse, estrutura de acessibilidade, entre outros fatores. O respeito a estas vagas é fundamental para termos uma cidade mais humana e acessível", afirmou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres.
Ela lembrou ainda que a ação tem um alcance maior que o da educação para o trânsito. "Leva ao respeito ao próximo, à empatia com o ser humano. Quando se consegue isso, o respeito às vagas exclusivas outros comportamentos são consequências", disse.
A ação é a primeira de uma série de atividades de Educação para o Trânsito voltadas ao respeito às pessoas com deficiência. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 4798-5142.